sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dica de site: Divirta-se com estes jogos de geografia!

http://www.jogos-geograficos.com/

Mensagens



Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar.
Rubem Alves
"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contariasobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediriaque lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves

Reportagem da Camapanha "A educação precisa de respostas"

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Brincadeiras para o ensino fundamental de 1ª a 5ª série


 
Plano pedagógico.

 Brincadeiras para o ensino fundamental de 1ª a 5ª série

 

As atividades realizadas contam com uma rotina organizada com a orientação dos temas

Oficinas, Brincadeiras no pátio, hora do descanso, jogos, filmes e atividades variadas.

As atividades estão voltadas para as relações interpessoais, realizamos tarefas que atendem o interesse, a curiosidade e as necessidades das crianças, onde o foco e objetivo é trabalhar na educação, recreação e formação por meio pedagógico.

 

Atividades

Brincadeiras, recreação, descanso, sessões de DVD, artes, jogos, quebra cabeças e etc.

Essas atividades fazem parte da programação diária de todas as séries do ensino fundamental.

E isso tem ocorrido regularmente.

Organizam-se espaços e momentos para que as crianças para que as crianças escolham suas atividades, explorando livremente o ambiente escolhido.

É sempre interessante que o educador a pessoa responsável intervenha na coordenação das brincadeiras e atividades propostas e quando for necessário integre-se como participante

O intuito é propor atividades à criança e deixa-la segura para escolher a forma de participar, isso significa respeitar o ritmo.

São apresentadas diversas brincadeiras e jogos.

Um deles é o tangram que é uma quebra cabeça chinês formado por 7 peças - 5 triângulos, um quadrado, 1 paralelograma.

Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.

Não sabe só certo como surgiu o Tangram, existem várias lendas, uma delas é:  " Um imperador deixou um espelho quadrado cair e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar varias figuras

 


 

Atividades.

São utilizados jogos, de acordo com a faixa étaria de cada criança.

Que alem das brincadeiras tem filmes, realizados numa sala a parte, com colchões podendo a ter mesmo dormir se preferir.

Temos diversos jogos como, por exemplo:

v  Xadrez

v  Tangran

v  Luno

v  Filmes

v  Dominó

v  Bingo

 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

 

domingo, 26 de maio de 2013

FILMES PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA


Filmes

 
 

O cinema é capaz de alimentar o intelecto com diversão

Todos podem se espelhar em exemplos do cinema para descobrir maneiras de aprender e ensinar melhor. Sem deixar de se divertir nem se emocionar, pois filmes podem retratar processos de aprendizado bem-sucedidos, é capaz de despertar o espírito crítico da sociedade.

 

Um filme não precisa ser didático para ensinar valores importantes na formação dos alunos. Conheça obras do cinema que irão ajudá-los na sua prática pedagógica :
 
 


Trecho do filme 
FILME: Dúvida, dirigido por John Patrick Shanley, com Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman, 2008. Classificação indicativa: 16 anos.
 
A HISTÓRIA: Em 1964, no bairro novaiorquino do Bronx, uma escola católica se divide entre a rigidez da diretora, irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), e o carisma libertário do padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), que também atua como professor na instituição. A partir de pistas incertas, a religiosa começa a suspeitar que ele tenha cometido abuso sexual contra um novo aluno, o primeiro negro a estudar no colégio. A dúvida entre a culpa ou inocência do padre também atinge a jovem irmã James (Amy Adams), que não consegue escolher qual dos colegas deve ajudar.
   



 

 
Filme completo
FILME: Ao Mestre com Carinho, dirigido por James Clavell, com Sidney Poitier, 1967. Classificação: livre.
A HISTÓRIA: Mark Thackeray (Sidney Poitier) é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. Mas a turma, cheia de alunos indisciplinados, fará de tudo para que ele desista da sua missão, como fez com os professores anteriores.
 
 

 
   

Trecho do filme 

FILME: Billy Elliot, dirigido por Stephen Daldry, com Julie Walters e Jamie Bell, 2000. Classificação: livre.
 
A HISTÓRIA: Billy Elliot (Jamie Bell) é um garoto de 11 anos que vive em uma pequena cidade mineradora da Inglaterra. Mesmo obrigado pelo pai a treinar boxe, fica fascinado com o balé. Estimulado pela professora de dança da academia que freqüenta (Julie Walters), ele resolve deixar a luta de lado e se dedicar totalmente ao balé e precisa enfrentar os preconceitos da sociedade local.
 
   

FILME: O Céu de Outubro, dirigido por Joe Johnston, com Jake Gyllenhaal e Chris Cooper, 1999. Classificação: livre.
 
A HISTÓRIA: O adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade no interior dos EUA que vive basicamente da mineração. Ao saber que os russos lançaram o satélite Sputnik ao espaço, ele começa a sonhar em colocar um foguete em órbita. Para isso, Homer convence alguns amigos a ajudarem e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.
 
   

 
5. Gênio Indomável

 

Trecho do filme
FILME: Gênio Indomável, dirigido por Gus Van Sant, com Matt Damon e Robin Williams, 1997. Classificação: 14 anos.
A HISTÓRIA: Will Hunting (Matt Damon) tem 20 anos e já registrou algumas passagens pela polícia. Trabalhando como servente em uma universidade, se revela um gênio em matemática. Ele faz terapia, por decisão judicial, mas não apresenta resultados de melhora porque debocha de todos os analistas. Até encontrar um com quem de se identifica.
 

   

Filme completo
 

FILME: Mr. Holland: Adorável Professor, dirigido por Stephen Herek, com Richard Dreyfuss e William H. Macy, Classificação: livre. 1995.
A HISTÓRIA: Em 1964, um músico (Richard Dreyfuss) resolve começar a lecionar para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Mas os alunos se mostram pouco interessados e as coisas se complicam quando a esposa dele da luz a um bebê surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, o professor se envolve cada vez mais com a escola, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor.
 

 

Filme completo
 
FILME: Sociedade dos Poetas Mortos, dirigido por Peter Weir, com Robin Williams e Ethan Hawke, 1989. Classificação: 12 anos.
A HISTÓRIA: No final dos anos 50, ex-aluno (Robin Williams) de uma conservadora escola preparatória se torna o novo professor de literatura da instituição. Entretanto, os métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos criam um choque com a ortodoxa direção do colégio.

 

 

 

 
Filme completo
 
FILME: Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, 2001, EUA, direção: Ron Howard, 135 min., drama, classificação indicativa: 12 anos).
A HISTÓRIA: O gênio da matemática John Nash ganha fama no mundo acadêmico ao formular um complexo teorema aos 21 anos de idade. Sua habilidade com as ciências exatas o leva a um trabalho secreto para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Atormentado pela sensação de estar sempre perseguido, o professor põe em risco sua carreira e seu casamento. Mas os problemas de Nash começam mesmo quando ele é diagnosticado com esquizofrenia. Após anos de luta contra a doença, o matemático consegue se reintegrar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel. A história é baseada num fato real.


Filme completo
 
FILME: O Clube do Imperador (The Emperor's Club, 2002, EUA, direção: Michael Hoffman, 109 min., drama, classificação indicativa: 12 anos).
A HISTÓRIA: O ator Kevin Kline vive William Hundert, um docente apaixonado pela profissão e cheio de princípios clássicos. Seu mundo conservador é chacoalhado por um estudante recém-chegado à escola. O que começa como um choque de gerações dá lugar a uma surpreendente relação professor-aluno. O resultado desta experiência é uma lição de vida para ambos, principalmente quando, durante uma competição que dá nome ao filme, o docente se vê numa saia-justa que coloca em xeque seus princípios.




FILME: Meu Mestre, Minha Vida (Lean On Me, 1989, EUA, direção: John G. Avildsen, 109 min., drama, classificação indicativa: 12 anos).
A HISTÓRIA: Baseada na história real de Joe Clark, um diretor arrogante e professor pouco ortodoxo. Ele é convidado a assumir a direção da instituição de onde havia sido demitido como docente. O colégio, que no passado era acolhedor, se torna um ambiente hostil, controlado por gangues, e local de consumo de drogas. O perfil rígido torna Clark o homem certo para recolocar a escola nos trilhos, mesmo que para isso ele tenha de enfrentar arruaceiros e até as autoridades locais.
Filme completo

 
FILME: Encontrando Forrester (Finding Forrester, 2000, EUA, direção: Gus Van Sant, 136 min., drama, classificação indicativa: 12 anos).
A HISTÓRIA: Um jovem negro da periferia de Nova York consegue uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas particulares da cidade, graças às notas que conquistou no colégio público. Só que o ele não consegue superar a barreira do preconceito, por ser negro e pobre. O talento do rapaz em escrever o leva a conhecer William Forrester (vivido por Sean Connery), um brilhante escritor que vive recluso. Ele percebe a capacidade do jovem e o incentiva a prosseguir. Desse relacionamento, nasce uma bela e edificante amizade.




Trecho do filme
 
 
FILME: O Preço do Desafio (Stand and Deliver, 1988, EUA, direção: Ramón Menéndez, 103 min., drama, Classificação Indicativa 14 anos).
A HISTÓRIA: O professor de Matemática Jaime Escalante leciona numa típica escola americana da periferia, que recebe alunos hispânicos, negros e integrantes de gangues. A instituição trata quase todos como pessoas fracassadas, condenadas a não ter um futuro muito interessante. Mas Escalante quer provar que o rótulo está errado, e começa a incentivar uma turma de estudantes a estudar cálculo avançado. O objetivo é fazer o grupo passar no dificílimo teste da matéria, aplicado pelo governo.




  • 13. Um Sonho Possível


Trecho do filme


 
FILME: Um Sonho Possível (The Blind Side, 2009, EUA, direção: John Lee Hancock, 128 min., drama, classificação indicativa: 10 anos).
A HISTÓRIA: História real do astro do futebol americano Michael Oher. O jogador só ganha a chance de mostrar seu talento em campo com a ajuda da família milionária Tuohy, que o adota. Oher cresceu na periferia da cidade de Memphis e nunca conseguiu frequentar uma escola com regularidade. Mas sua vontade de entrar na faculdade para jogar futebol americano no time da universidade é maior do que qualquer obstáculo. A evolução do jovem nos estudos e no esporte também vale como troféu para a família que o acolheu.






Filme completo



FILME: Ser e Ter (Être et Avoir, França, 2002, direção: Nicolas Philibert, 104 min., documentário. classificação indicativa: livre).
A HISTÓRIA: O documentário mostra a rotina de uma escola de ensino fundamental, na região rural da França, que tem apenas uma classe. O filme conta as dificuldades e dedicação ímpar de um professor - George Lopez - que tem de lidar com alunos entre 4 e 11 anos. Às vésperas da aposentadoria, Lopez mostra como se preocupa em educar a turma não só no que diz respeito aos conteúdos curriculares.







Trecho do filme
 
FILME: Entre os Muros da Escola (Entre Les Murs, 2007, França, direção: Laurent Cantet, 128 min., drama, classificação indicativa: 12 anos).
A HISTÓRIA: François Marin é professor de francês em uma escola secundária, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas se esforçam para que os alunos aprendam o conteúdo. François busca estimular a turma, mas tem de enfrentar a falta de educação e o descaso dos jovens. O professor ainda tem de lidar com os conflitos étnicos e culturais: as classes têm alunos franceses e imigrantes das ex-colônias da França na África.



16. Vem dançar


Filme completo


Resumo: Pierre Dulaine é um dançarino profissional que resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança do sistema de ensino público nova-iorquino. Enquanto sua formação bate de frente com os desejos de seus alunos, juntos eles criam um novo estilo de dança. Baseado em história real.

 


  • 17. Escritores da liberdade


Trecho do filme


Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.







 

Documentario completo

FILME: Pro Dia Nascer Feliz (2006, Brasil, direção João Jardim, 88 min., documentário, classificação indicativa: livre).

A HISTÓRIA: O documentário mostra os principais problemas que os jovens brasileiros enfrentam na escola: precariedade, preconceito, violência e abandono. Adolescentes de três estados e de classes sociais diferentes conduzem a narrativa ao contarem suas frustrações no ensino.

 
 
 
E o meu filme preferido é sobre a postura que o professor deve ter em sala de aula diante das dificuldades de seus alunos, chamado:
 
 
 
 
Filme completo
 
 
 
Como estrelas na Terra – Toda criança é especial
O filme nos mostra o cotidiano de um menino que demonstra ter dificuldade de entendimento das aulas que lhe são ministradas em sala de aula como também nas tarefas diárias em casa. Os pais e professores sem entenderem as dificuldades desse menino fazem um julgamento prévio, tachando-o de desligado, preguiçoso, desatento, não procuram na criança algum sinal de que ela possa ter alguma dificuldade de concentração e consequentemente de aprendizagem, pois os professores já tem um pré conceito com relação a ele.
Depois de diversas situações onde fica evidente que a criança tem dificuldades de aprendizagem, os professores chamam o pai que também não compreende o problema por total ignorância, resolve não ajudar o filho a vencer esse problema e sim puni-lo, colocando o em uma escola preparada para lhe dar com as “crianças problemas”, essa escola possui uma característica de disciplina que vai cada vez mais minando a confiança desse menino fazendo com que com o tempo ele mesmo comece a se achar incapaz.
Nesse momento surge um professor de Artes que percebe que a tristeza desse garoto em ser diferente dos outros traz consigo um problema mais profundo, ou seja, uma doença chamada dislexia, ela é considerada um dos maiores distúrbio encontrados em sala de aula, a sua definição é: dislexia = dys do grego, que significa imperfeito ou com disfunção. Lexia, também do grego, que se refere ao uso de palavras e não somente de leitura, escrita e linguagem receptiva. A dislexia representa um distúrbio do desenvolvimento da linguagem, definida como uma alteração, transitória ou permanente, da compreensão da leitura, soletração, escrita, comunicação expressiva e receptiva, em criança com adequada acuidade auditiva e visual, interessada na sua aquisição. Os outros aspectos neurológicos como sensibilidade, movimento, coordenação, concentração, interesse e inteligência, costumam estar normais. Na maioria das vezes, só é possível perceber a dislexia quando a criança inicia na alfabetização. Até então, os pais, familiares e professores nada percebem; quanto muito pode ser observado pequeno desvios no desenvolvimento neuropsicomotor, por possuir vários graus indo do mais leve, como dificuldades de concentração e compreensão de textos até o mais severo que impede a criança de ser alfabetizada, deve ser diagnosticada por especialistas que além de diagnosticarem a doença, podem definir seu grau.
Essa é como dito anteriormente uma das muitas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos em sala de aula, mas não é a única, e como educador devemos estar atentos, como o professor de Artes do filme devemos ter um olhar crítico, atento e carinhoso sobre as crianças compreendendo que cada ser é único, e por isso aprende também de uma forma única, com suas habilidades e dificuldades. Muitas vezes, como é retratado no filme não é só o diagnóstico que faz a diferença na vida do aluno e sim a visão que o educador possui sobre o mesmo, pois quando acreditamos, trabalhamos e nos interessarmos pelos alunos passamos a transformar a sua vida e auxiliá-lo no seu desenvolvimento integral e na construção de seu conhecimento.
Muitas dificuldades surgem também porque o aluno não está preparado para o que é proposto, pois cada um aprende de uma maneira e com ritmos diferentes, cabe a nós a tarefar de nos adequarmos a essas dificuldades, selecionando atividades de acordo com as necessidades dos alunos sob nossa responsabilidade. O olhar e atitude que devemos ter sobre nosso aluno é o mesmo que o professor de Artes teve sobre aquele garoto, ele usou da sua experiência e conhecimento e sobretudo teve esperança naquela criança e assim interviu em sua vida para ajudá-lo, no momento em que ela estava perdida diante de todos. Devemos buscar para nós a responsabilidade e o compromisso de ajudar cada criança de nossa sala de aula, resgatando, em especial o aspecto lúdico e respeitando o tempo de maturação e o ritmo de experimentação da aprendizagem de cada um.



 



 



 


 


 


 


  


  

 

 


 

 

 


.