Desde
o nascimento a criança está em contanto com brincadeiras e jogos, pois brincar
é uma forma de divertimento típico da infância, sendo uma atividade natural,
não consiste para ela como um compromisso planejado é visto apenas como um
momento de descontração e prazer. As brincadeiras são transmitidas na maioria
das vezes pelos seus próprios familiares ou por outros colegas, podendo ser
passadas de uma geração à outra, como é o caso de brincadeiras como o
pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, pula corda, corrida de saco, dominó,
entre outras, sendo aprendida pela criança de forma espontânea. Porém o brincar
não significa apenas recreação, é sim a forma mais completa que a criança tem
de comunicar consigo mesmo e com o mundo a sua volta, conseguindo assim uma
melhor interação com o seu próximo.
Com o passar do tempo, com a tecnologia
tomando cada vez mais conta do mundo, a criança foi perdendo o seu espaço para
brincar e cabe a nós educadores, como a toda a sociedade recuperar esses
espaços para estimulando assim a atividade lúdica no ambiente familiar e
escolar, fazendo com que dessa maneira a criança possa explorar diferentes
linguagens que o brincar desperta como a musical, corporal, gestual, escrita,
raciocínio lógico, percepção, fazendo com que desenvolvam a sua imaginação, sua
criatividade e consequentemente se desenvolvendo integralmente, tanto afetivo,
motor e cognitivo, na busca da formação de cidadãos mais autônomos.
Brincando a criança se estrutura e conhece a
realidade, descobrindo assim o papel dos adultos, aprende a comportar-se e a
sentir-se como eles. O ato de brincar incorpora valores morais e culturais,
promovendo a autoimagem, a autoestima, à cooperação, já que o lúdico leva à
imaginação, fantasia, criatividade e a adquirir um senso crítico, entre outras
características que ajudam a moldar as suas vidas enquanto crianças e no futuro
como adultas.
A atividade lúdica prepara a criança para a
vida, o brincar é uma condição importante para o desenvolvimento, pois através
dele ela pode desenvolver habilidades e capacidades importantes como a atenção,
a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar exploram e refletem sobre a
realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e ao, mesmo
tempo, questionando as regras e os papéis sociais aos quais estão subordinadas,
potencializando o desenvolvimento já que dessa forma as crianças aprendem a
conhecer, aprendem a fazer, aprendem a coviver e, acima de tudo, aprendem a
ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia,
proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da
atenção.
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