quinta-feira, 9 de maio de 2013

Brincadeira Queimada.



Brincadeira Queimada.


Brincadeira Queimada.

Nomes conhecidos: Baleado, matada, barra bola, bola queimada, caçador, cemitério, mata-mata, mata-soldado, queimado, carimba, guerra, jogo do mata.
Regras: São traçadas três linhas paralelas, distantes mais ou menos 10 metros uma da outra. A linha do meio representa a fronteira entre os grupos. Dois grupos de igual número de crianças colocam-se de frente para linha central, ligeiramente à frente das linhas do fundo. Por um critério estabelecido pelos participantes, é definido o grupo que inicia o jogo. Este grupo seleciona um de seus componentes, o qual deve de posse da bola, correr até a linha central e arremessá-la contra inimigo. Violentamente, procurando atingir seus componentes e ao queimar seus adversários. Se algum elemento do grupo inimigo pegar a bola no ar ou após ter tocado no chão, deve correr até a linha central e arremessá-la com o mesmo objetivo. Quando algum elemento é queimado, deve passar imediatamente para trás da terceira linha no campo inimigo, entregando a bola ao grupo contrário, e só retorna ao seu campo de origem se conseguir queimar um de seus adversários. Vencerá o jogo o grupo que conseguir trazer o maior número de jogadores para o fundo de seu próprio campo. Observações: Os jogadores não devem pisar nas linhas enquanto a bola estiver em jogo. Se isto acontecer, perdem o direito à posse de bola, caso tenham.
Faixa etária: acima de 8 anos.
Disciplina: Matemática.
Objetivo: Ter noção espacial, analisar figuras geométricas na quadra, saber dividir as equipes, realizar contas de quem esta ganhando e perdendo nas equipes.

Desenvolvimento
Cognitivo
Motor
Afetivo social
Pensamento
Linguagem
Memoria
Atenção
Concentração
Percepção: visual, auditiva e Visio-motora.
Raciocínio logico.
Conceito.
Logico.
Dedutivas abstratas hipóteses,


Coordenação viso-motora, global ampla.
Agilidade motora.
Velocidade
Organização espacial.
Lateralidade dominância.
Noções de tempo e espacial.
Equilíbrio.
Destreza Corporal.
Aquisição de maior destreza corporal.
Estimulo da resistência física.

Interação Social.
Direito ao outro e cumprimento às regras.
Respeito.
Trabalho em equipe.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário