domingo, 19 de maio de 2013

PROJETOS

 PROJETOS

O trabalho com projetos foge do modelo de ensino tradicional, pois nele o professor não age mais como um mero transmissor de conteúdos, ele trabalha e pesquisa para o desenvolvimento de seus alunos, fazendo com que esses se transformem em seres atuantes no processo de seu ensino-aprendizagem, transformando essa numa atividade ativa, interessante, significativa, real e atrativa e os torna construtores de seu próprio conhecimento lhes dando autonomia e aliando a prática a teoria, onde o aluno pode utilizar de seus saberes na resolução de problemas, desenvolvendo as suas competências e habilidades.
O trabalho com projetos transdisciplinar pode seguir dois caminhos bem definidos:
- origem disciplinar: desenvolvido a partir de uma única disciplina, ele é ampliado pela contextualização e abrangência de outras áreas do saber;
- origem multidisciplinar: projeto coletivo que envolve várias disciplinas distintas, por utilizar diversas habilidades aprendidas em diferentes áreas dos conhecimentos, pressupõe o envolvimento de vários professores para em torno da resolução do problema apresentado.
O trabalho com projetos auxilia para que os alunos tenham uma aprendizagem significativa e funcional, onde os conteúdos ensinados possibilitem aos mesmos compará-los com sua realidade e para que a sua compreensão possa ocorrer através de uma contextualização com seu cotidiano.
A escola junto com o professor deverá ter a capacidade de se adaptar a um grande número de informações a qual está submetida na era da globalização, porém com ênfase no que realmente interessa e é relevante ao aluno e a sociedade na qual ele está inserido. Cabe ao professor através de propostas inovadoras e desafiantes ser o facilitador desses conhecimentos, o guia para a atividade de aprender um sentido novo, permitindo ao aluno viver experiências positivas, de decidir e comprometer-se pelas escolhas, de projetar-se no tempo mediante o planejamento de suas ações e aprendizados, onde as necessidades de aprendizagem sejam latentes na medida em que tentam resolver situações problemáticas e reais, o professor deve trabalhar assim o seu aluno de forma integral, visando transformá-lo em um cidadão atuante , crítico, participante e consciente de seu papel transformador na sociedade. Fazer com que o significado de Pedagogia seja seguido à risca paidós (criança) e agogé (condução).
 
1-) Em que princípios se fundamentam o método de projetos?
 
·        A inter-relação entre interesse e esforço;
·        A aprendizagem deve realizar-se através da atividade própria do educando;
·        O trabalho educativo deve adequar-se aos níveis de desenvolvimento do aluno;
·        A Educação não é mera preparação para uma vida futura, mas é a própria vida.
·        A ação de educar deve estar constantemente relacionada com as atividades da vida real;
·        O pensamento se origina de uma situação problemática e decorre da necessidade de ajustamento do homem ao ambiente físico ou ao meio social e cultural em que vive;
·        É preciso aprender a cooperar e agir em grupo, somando esforços e tendo em vista o bem comum.
 
·        2-) Quais os objetivos do método de projetos?
 
·        Proporcionar ao aluno uma situação real de vivência e experiência;
·        Estimular o pensamento criativo;
·        Desenvolver a capacidade de observação para melhor utilizar informações e instrumentos;
·        Valorizar a necessidade de cooperação e o trabalho em grupo;
·        Dar oportunidade ao aluno para que comprove suas ideias, por meio da aplicação das mesmas;
·        Estimular a iniciativa, a autoconfiança e o senso de responsabilidade.
 
3-) Quais os procedimentos para o desenvolvimento do método de projetos?
·        Seleção e elaboração de um projeto pelo professor, professor-aluno ou somente pelo aluno;
·        Planejamento de todos os detalhes do projeto;
·        Coleta de informações e seleção de material necessário para a execução das fases do projeto;
·        Execução das tarefas previstas para a realização do projeto;
·        Apresentação do projeto em classe, para ser discutido com todos;
·        Apreciação pelo professor do trabalho realizado.
 
4-) Os aspectos que caracterizam os projetos de trabalho
 
·        A escolha de um tema-problema que favorece a análise, a interpretação e a crítica;
·        Experimentação de várias hipóteses para resolução da situação-problema;
·        Onde predomina a atitude de cooperação e os alunos são aprendizes e o professor um condutor dessa aprendizagem;
·        Estabelecer conexões entre os fenômenos e questionamento de ideias únicas para a resolução de problemas;
·        Cada  percurso é singular e é trabalhado com diferentes tipos de informação;
·        O docente ensina a escutar: do que os outros dizem também podemos aprender;
·        Há diferentes formas de aprender aquilo que o professor necessita ensinar;
·        Uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes;
·        Uma forma de aprendizagem em que se leva em conta que todos os alunos podem aprender, se encontrarem as condições favoráveis para isso;
·        A aprendizagem através de projetos proporciona ao aluno a construção do saber, através dos quatro pilares da Educação.
 
Usar a Educação como arma para melhorar o mundo, trabalhando com seus alunos os quatros pilares da Educação.
-         Aprender a conhecer: despertando nos alunos a sede de conhecimento, a vontade de aprender, de querer saber sempre mais e melhorar, trabalhar seus processos cognitivos para auxiliá-los no desenvolvimento das suas habilidades para lhes permitir construírem as suas próprias opiniões e seu pensamento crítico;
-         Aprender a fazer ou a aprender: a aplicação dos conceitos adquiridos na sua prática diária, para a evolução, as informações devem gerar nos indivíduos diferentes perspectivas para que eles possam refazer as suas próprias opiniões e poder beneficiar-se com as oportunidades oferecidas pela Educação ao longo da vida;
-         Aprender a viver com os outros: auxiliar os alunos na formação de valores e atitudes corretas, é ensinar as diferenças e trabalhar para a aceitação das mesmas, o combate ao preconceito, ao conflito, é mostrar aos alunos à paz, a tolerância e compreensão, trabalhando assim a inclusão, fazendo com que eles passem a aceitar o seu semelhante sem julgamento prévio;
-         Aprender a ser: a Educação deve ter como finalidade o desenvolvimento integral dos alunos, para a formação de indivíduos autônomos, com pensamentos ativos, independentes e críticos, para trabalhar ativamente e pacificamente para a evolução da sociedade na qual é membro.
 
Vários projetos encontrados podem ajudar o professor na sua prática diária entre eles:
 
 
Entre vários projetos destacamos esses:
Alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental 1 criam desenhos e trabalham poemas com o tema do projeto letivo para este ano



Criar diferentes oportunidades para que as crianças saibam se colocar no lugar do outro e possam respeitar as diferentes opiniões é um dos objetivos do projeto "Ser Melhor a Cada Dia", que está sendo trabalhado com os alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental 1 do Colégio Dehon.

O projeto “Ser melhor a cada dia” será trabalhado durante todo este ano letivo. De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Infantil, Clésia Mendes Zapelini, é importante que os alunos tenham conhecimento de si para que possam conhecer o outro. “E alguns dos nossos objetivos com este projeto é estimular a criança a exercitar constantemente seu autoconhecimento e criar oportunidades de reflexão que possibilitem identificar a importância de ser bondoso com os colegas”.


Um poema criado pela professora do 4º ano do Ensino Fundamental 1, Adriana Brasil, está sendo trabalhado com os alunos e abriu as atividades do projeto. “A inspiração para criar o poema veio das recordações que tenho de cada aluno. Pensei em como eles poderiam melhorar o relacionamento com a família, amigos e a natureza. O poema é para ensiná-los e abrange todos os conteúdos que serão trabalhados o ano todo”, relata.

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 1 fizeram um desenho no primeiro dia de aula sobre o tema e colocaram no mural da sala. Cada dia também é trabalhada uma parte do poema, quando os alunos criam frases, desenhos e conversam sobre como podem ser melhores a cada dia citando exemplos.

Para a professora Rosana dos Santos Mendes Renor, a escola não pode se limitar a construir com as crianças apenas os conhecimentos das diversas áreas, como matemática e português. “Trabalhar os valores éticos e morais é sem dúvida um dos grandes desafios da escola. E com este projeto podemos propiciar às crianças momentos de reflexão a respeito dela e do mundo”, explica.

Rosana ainda complementa que o dia a dia é recheado de situações em que a criança precisa aprender a resolver seus conflitos, frustações e medos. “E trabalhando com valores damos à criança o suporte necessário para que ela seja melhor a cada dia”.

Com os alunos do pré-escolar também estão sendo trabalhadas atividades voltadas ao poema. Para a professora Jacira Amadeu Mendes, com o projeto é possível desenvolver valores nas crianças. “Vivências e atividades relacionadas ao tema possibilitam experiências concretas na sala e também no ambiente familiar”.

A professora de musicalização Vera Vianna adaptou o poema e fez uma melodia para ser trabalhada com os alunos. “Uma música com o tema do projeto faz com que os alunos entendam e absorvam melhor o tema, pois eles ficam mais sensibilizados. É mais agradável trabalhar através da música do que de conteúdo”, avalia.

 



Eu sei, mas não devia

Marina Colasanti

A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
(Fragmento extraído do livro "Eu sei, mas não devia", Editora Rocco - Rio de Janeiro, 1996, pág. 09).

 
 
 
 
Atualmente a sociedade convive com um grande conflito de valores. A super valorização do ter sobrepondo o ser. A violência, a vida agitada e a padronização efetivada por meio do consumo exacerbado na vida moderna têm ocasionado um senso de naturalidade frente às ações que estão denegrindo de alguma forma o valor humano.  
Sabemos que a escola, como parte integrante desta sociedade, possui uma grande responsabilidade na participação da formação ética e moral do ser humano. Muito além do conhecimento científico, precisamos educar para o desenvolvimento do ser humano com ele mesmo, com o outro e com o meio ambiente. 
Incluir o ensino de valores e o desenvolvimento de atitudes no trabalho escolar não significa tomar como alvo, como instrumento da ação pedagógica, o controle do comportamento dos alunos, mas intervir de forma permanente e sistemática no desenvolvimento de atitudes. 
Nesse contexto, os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Dehon, estão buscando durante o ano de 2010 contribuir na formação pessoal de nossas crianças, desenvolvendo um sentimento de valorização daquilo que realmente nos faz pessoas melhores, propiciando o crescimento pessoal e a boa convivência em sociedade e com o meio ambiente.

 
 
 


 

 
Maiores informações sobre a importância de Projetos para o Ensino Fundamental pode ser encontrada em:

ENSINAR APRENDENDO: A PRÁXIS PEDAGÓGICA DO ENSINO

POR PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ricardo de Aguiar Pacheco

Doutor em História; Professor de Prática de Ensino de História da UFRPE, no site:                


Para ter mais informações de como elaborar um projeto consulte:

 
 
 

 


 




 

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