PROJETOS
O trabalho com
projetos foge do modelo de ensino tradicional, pois nele o professor não age
mais como um mero transmissor de conteúdos, ele trabalha e pesquisa para o
desenvolvimento de seus alunos, fazendo com que esses se transformem em seres
atuantes no processo de seu ensino-aprendizagem, transformando essa numa
atividade ativa, interessante, significativa, real e atrativa e os torna
construtores de seu próprio conhecimento lhes dando autonomia e aliando a
prática a teoria, onde o aluno pode utilizar de seus saberes na resolução de
problemas, desenvolvendo as suas competências e habilidades.
O trabalho com
projetos transdisciplinar pode seguir dois caminhos bem definidos:
- origem disciplinar:
desenvolvido a partir de uma única disciplina, ele é ampliado pela
contextualização e abrangência de outras áreas do saber;
- origem
multidisciplinar: projeto coletivo que envolve várias disciplinas distintas,
por utilizar diversas habilidades aprendidas em diferentes áreas dos
conhecimentos, pressupõe o envolvimento de vários professores para em torno da
resolução do problema apresentado.
O trabalho com
projetos auxilia para que os alunos tenham uma aprendizagem significativa e
funcional, onde os conteúdos ensinados possibilitem aos mesmos compará-los com
sua realidade e para que a sua compreensão possa ocorrer através de uma
contextualização com seu cotidiano.
A escola junto com o
professor deverá ter a capacidade de se adaptar a um grande número de
informações a qual está submetida na era da globalização, porém com ênfase no
que realmente interessa e é relevante ao aluno e a sociedade na qual ele está
inserido. Cabe ao professor através de propostas inovadoras e desafiantes ser o
facilitador desses conhecimentos, o guia para a atividade de aprender um
sentido novo, permitindo ao aluno viver experiências positivas, de decidir e
comprometer-se pelas escolhas, de projetar-se no tempo mediante o planejamento
de suas ações e aprendizados, onde as necessidades de aprendizagem sejam
latentes na medida em que tentam resolver situações problemáticas e reais, o
professor deve trabalhar assim o seu aluno de forma integral, visando
transformá-lo em um cidadão atuante , crítico, participante e consciente de seu
papel transformador na sociedade. Fazer com que o significado de Pedagogia seja
seguido à risca paidós (criança) e agogé (condução).
1-) Em que princípios
se fundamentam o método de projetos?
·
A inter-relação entre interesse e esforço;
·
A aprendizagem deve realizar-se através da atividade
própria do educando;
·
O trabalho educativo deve adequar-se aos níveis de
desenvolvimento do aluno;
·
A Educação não é mera preparação para uma vida futura, mas
é a própria vida.
·
A ação de educar deve estar constantemente relacionada com
as atividades da vida real;
·
O pensamento se origina de uma situação problemática e
decorre da necessidade de ajustamento do homem ao ambiente físico ou ao meio
social e cultural em que vive;
·
É preciso
aprender a cooperar e agir em grupo, somando esforços e tendo em vista o bem
comum.
·
2-) Quais
os objetivos do método de projetos?
·
Proporcionar ao aluno uma situação real de vivência e
experiência;
·
Estimular o pensamento criativo;
·
Desenvolver a capacidade de observação para melhor utilizar
informações e instrumentos;
·
Valorizar a necessidade de cooperação e o trabalho em grupo;
·
Dar oportunidade ao aluno para que comprove suas ideias,
por meio da aplicação das mesmas;
·
Estimular a iniciativa, a autoconfiança e o senso de
responsabilidade.
3-) Quais os
procedimentos para o desenvolvimento do método de projetos?
·
Seleção e elaboração de um projeto pelo professor,
professor-aluno ou somente pelo aluno;
·
Planejamento de todos os detalhes do projeto;
·
Coleta de informações e seleção de material necessário para
a execução das fases do projeto;
·
Execução das tarefas previstas para a realização do projeto;
·
Apresentação do projeto em classe, para ser discutido com
todos;
·
Apreciação pelo professor do trabalho realizado.
4-) Os aspectos que caracterizam os projetos de
trabalho
·
A escolha de um tema-problema que favorece a análise, a
interpretação e a crítica;
·
Experimentação de várias hipóteses para resolução da
situação-problema;
·
Onde predomina a atitude de cooperação e os alunos são
aprendizes e o professor um condutor dessa aprendizagem;
·
Estabelecer conexões entre os fenômenos e questionamento de
ideias únicas para a resolução de problemas;
·
Cada percurso é
singular e é trabalhado com diferentes tipos de informação;
·
O docente ensina a escutar: do que os outros dizem também
podemos aprender;
·
Há diferentes formas de aprender aquilo que o professor
necessita ensinar;
·
Uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e
dos saberes;
·
Uma forma de aprendizagem em que se leva em conta que todos
os alunos podem aprender, se encontrarem as condições favoráveis para isso;
·
A aprendizagem através de projetos proporciona ao aluno a
construção do saber, através dos quatro pilares da Educação.
Usar a Educação como arma para
melhorar o mundo, trabalhando com seus alunos os quatros pilares da Educação.
-
Aprender a conhecer: despertando nos
alunos a sede de conhecimento, a vontade de aprender, de querer saber sempre
mais e melhorar, trabalhar seus processos cognitivos para auxiliá-los no
desenvolvimento das suas habilidades para lhes permitir construírem as suas
próprias opiniões e seu pensamento crítico;
-
Aprender a fazer ou a aprender: a aplicação
dos conceitos adquiridos na sua prática diária, para a evolução, as informações
devem gerar nos indivíduos diferentes perspectivas para que eles possam refazer
as suas próprias opiniões e poder beneficiar-se com as oportunidades oferecidas
pela Educação ao longo da vida;
-
Aprender a viver com os outros:
auxiliar os alunos na formação de valores e atitudes corretas, é ensinar as
diferenças e trabalhar para a aceitação das mesmas, o combate ao preconceito,
ao conflito, é mostrar aos alunos à paz, a tolerância e compreensão,
trabalhando assim a inclusão, fazendo com que eles passem a aceitar o seu
semelhante sem julgamento prévio;
-
Aprender a ser: a Educação deve ter
como finalidade o desenvolvimento integral dos alunos, para a formação de
indivíduos autônomos, com pensamentos ativos, independentes e críticos, para
trabalhar ativamente e pacificamente para a evolução da sociedade na qual é
membro.
Vários projetos
encontrados podem ajudar o professor na sua prática diária entre eles:
http://dehonfundamental1.blogspot.com.br/2010/08/proje-valores-da-vida.html, acesso em 19/05/2013.
http://merielydanobrega.blogspot.com.br/2009/05/atividades-projeto-era-uma-vez.html, acesso em 19/05/2013.
www.sacramentinas.com.br/projetos-ensino-fundamental-i/, acesso
em 19/05/2013.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/, acesso
em 19/05/2013.
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/85/artigo215145-1.asp, acesso
em 19/05/2013.
Entre vários projetos destacamos esses:
Alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental 1
criam desenhos e trabalham poemas com o tema do projeto letivo para este ano
Criar diferentes oportunidades para que as crianças saibam se
colocar no lugar do outro e possam respeitar as diferentes opiniões é um dos
objetivos do projeto "Ser Melhor a Cada Dia", que está sendo
trabalhado com os alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental 1 do
Colégio Dehon.
O projeto “Ser melhor a cada dia” será trabalhado durante todo
este ano letivo. De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Infantil,
Clésia Mendes Zapelini, é importante que os alunos tenham conhecimento de si
para que possam conhecer o outro. “E alguns dos nossos objetivos com este
projeto é estimular a criança a exercitar constantemente seu autoconhecimento e
criar oportunidades de reflexão que possibilitem identificar a importância de
ser bondoso com os colegas”.
Um poema criado pela professora do 4º ano do Ensino Fundamental 1, Adriana Brasil, está sendo trabalhado com os alunos e abriu as atividades do projeto. “A inspiração para criar o poema veio das recordações que tenho de cada aluno. Pensei em como eles poderiam melhorar o relacionamento com a família, amigos e a natureza. O poema é para ensiná-los e abrange todos os conteúdos que serão trabalhados o ano todo”, relata.
Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 1 fizeram um desenho no
primeiro dia de aula sobre o tema e colocaram no mural da sala. Cada dia também
é trabalhada uma parte do poema, quando os alunos criam frases, desenhos e
conversam sobre como podem ser melhores a cada dia citando exemplos.
Para a professora Rosana dos Santos Mendes Renor, a escola não
pode se limitar a construir com as crianças apenas os conhecimentos das
diversas áreas, como matemática e português. “Trabalhar os valores éticos e
morais é sem dúvida um dos grandes desafios da escola. E com este projeto
podemos propiciar às crianças momentos de reflexão a respeito dela e do mundo”,
explica.
Rosana ainda complementa que o dia a dia é recheado de situações
em que a criança precisa aprender a resolver seus conflitos, frustações e
medos. “E trabalhando com valores damos à criança o suporte necessário para que
ela seja melhor a cada dia”.
Com os alunos do pré-escolar também estão sendo trabalhadas
atividades voltadas ao poema. Para a professora Jacira Amadeu Mendes, com o
projeto é possível desenvolver valores nas crianças. “Vivências e atividades
relacionadas ao tema possibilitam experiências concretas na sala e também no
ambiente familiar”.
A professora de musicalização Vera Vianna adaptou o poema e fez
uma melodia para ser trabalhada com os alunos. “Uma música com o tema do
projeto faz com que os alunos entendam e absorvam melhor o tema, pois eles
ficam mais sensibilizados. É mais agradável trabalhar através da música do que
de conteúdo”, avalia.
Mais informações em: http://dehonfundamental1.blogspot.com.br/2010/08/proje-valores-da-vida.html, acesso em 19/05/2013.
Eu sei, mas não devia
Marina Colasanti
A gente se acostuma a coisas demais,
para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma
dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a
gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está
contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho
está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana
não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque
tem sempre sono atrasado.
(Fragmento extraído do livro "Eu
sei, mas não devia", Editora Rocco - Rio de Janeiro, 1996, pág. 09).
Atualmente a sociedade convive com um
grande conflito de valores. A super valorização do ter sobrepondo o ser. A
violência, a vida agitada e a padronização efetivada por meio do consumo
exacerbado na vida moderna têm ocasionado um senso de naturalidade frente às
ações que estão denegrindo de alguma forma o valor humano.
Sabemos que a escola, como parte
integrante desta sociedade, possui uma grande responsabilidade na participação
da formação ética e moral do ser humano. Muito além do conhecimento científico,
precisamos educar para o desenvolvimento do ser humano com ele mesmo, com o
outro e com o meio ambiente.
Incluir o ensino de valores e o
desenvolvimento de atitudes no trabalho escolar não significa tomar como alvo,
como instrumento da ação pedagógica, o controle do comportamento dos alunos,
mas intervir de forma permanente e sistemática no desenvolvimento de atitudes.
Nesse contexto, os professores da
Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Dehon, estão buscando
durante o ano de 2010 contribuir na formação pessoal de nossas crianças,
desenvolvendo um sentimento de valorização daquilo que realmente nos faz
pessoas melhores, propiciando o crescimento pessoal e a boa convivência em
sociedade e com o meio ambiente.
Maiores informações sobre a importância de Projetos
para o Ensino Fundamental pode ser encontrada em:
ENSINAR
APRENDENDO: A PRÁXIS PEDAGÓGICA DO ENSINO
POR
PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ricardo de
Aguiar Pacheco
Doutor em
História; Professor de Prática de Ensino de História da UFRPE, no site:
Para ter mais informações de como elaborar um
projeto consulte:
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