sábado, 1 de junho de 2013

AULA FORA


AULA FORA DA SALA DE AULA

 


Esate link traz informações essenciais para a realização com sucesso de aulas fora da sala de aula.

O que professor poderá aprender com esta aula

Estratégias para desenvolver aulas-passeio com os alunos.

Identificar e relacionar os aspectos fundamentais ao bom desenvolvimento de uma proposta pedagógica.

Planejar e avaliar atividades diferenciadas e com a participação intensiva dos alunos.

Identificar e desenvolver uma proposta de trabalho que priorize o bom desenvolvimento do educando relacionando os conteúdos fundamentais à sua formação

 

Trouxemos também outras informações sobre as contribuições que essas aulas nos trazem:

- conhecer o ambiente que irá ser visitado;

- traçar objetivos para a visita;

- fazer os “combinados” com a turma, ou seja traçar regras de comportamento;

- estar preparado para os imprevistos;

- tornar a aprendizagem mais significativa e prazerosa para o aluno.

As aulas foram podem acontecer em diversos ambientes como:

-no parque da escola;

-no pátio;

-ao redor da escola;

Ou em espaços distantes como:

- museus;

-praças, parques;

-zoológico;

-faculdades ou outras instituições de ensino;

-bibliotecas municipais;

- feiras de ciências;

-visitas a monumentos históricos, entre outros.

O professor precisa se programar para esses eventos, ter sempre em mente objetivos e qual é a aprendizagem que ele deseja que seu aluno construa nessas visitas.

PROJETO DE AULA FORA

 Falando sobre trânsito

 A aula é planejada fora da sala de aula e o educador traz a turma para o pátio para brincar de trânsito. 

 A brincadeira exige as principais regras que as crianças devem  saber antes de atravessar a rua: entender as três cores do semáforo, a faixa de pedestre, algumas placas.

 O pátio vira uma mini cidade, uma fita preta faz o contorno para fazer a rua de asfalto para os carros andarem respeitando as regras e placas. Outra fita branca para fazer faixa de pedestre e a faixa que divide a rua em duas mãos.  Em alguns lugares  colocar o semáforo  da papelão. O professor fica com apoio  mostrando o cartão da cor do semáforo, se ele  mostrou  cor vermelho,  as crianças que estão  andando de carro de papelão tem que parar e os outros semáforos ficam verde.

A turma é divida em:

9 pedestres;

3 fica no semáforo;

2 guarda de transito;

11 motoristas
 


IMAGENS DISPONÍVEL:

http://emebvitalbrasil.blogspot.com.br/2012/10/brincadeira-simbolica-transito.html, ACESSO EM 01/06/2013.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário