sábado, 1 de junho de 2013

Feira de ciencias


FEIRA DE CIENCIAS

 

Algumas considerações sobre a importância das feiras de ciências

Adriana Oliveira Bernardes

Mestre em Ensino de Ciências (UERJ)





Feiras de ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos.

Esse aprendizado dialógico no processo de ensino e aprendizagem é fundamental tanto para o professor quanto para o aluno. Aprendizado é troca, e o processo é importante para ambos, na medida em que o professor consegue compreender como se dão as dificuldades dos estudantes; antevendo tais dificuldades, seu trabalho pode ser melhorado. É neste momento que o professor deve exercer sua principal função, de orientador do processo de ensino e aprendizagem do aluno – e não a de detentor absoluto do saber.

Feiras de ciências organizadas dentro de escolas de Ensino Fundamental e Médio são importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas científicos, atuais ou não, para a comunidade escolar.

Quando o professor consegue se ver de outra forma, pode realizar trabalhos diferenciados, que envolvam outros recursos de aprendizagem e que na escola repercuta em aprendizado para todos os segmentos que a compõem.

Para isso, é necessário que o professor se entenda como um professor-pesquisador, que, uma vez na escola, crie, dialogue e depois publique os resultados de seu trabalho.

Vários tipos de sondagens podem ser realizadas a partir de trabalhos, como estes: quais os materiais mais apropriados a serem utilizados em experimentos? Quais produzem mais conhecimento para o aluno? Como o aluno entende os fenômenos físicos a partir deles e como realiza os processos para construí-los?

Esse tipo de trabalho é fundamental em turmas de EJA; realmente não é necessário que esses cursos se transformem em fábricas de diplomas de Ensino Fundamental e Médio; o ensino pode realmente fazer diferença para os alunos.

 

Texto extraído de:

 
 
 


 
 

A feira de ciências é realizada com alunos de todas os anos, tem o objetivo de projetar um evento:  “O QUE VOU SER QUANDO CRESCER”. Essa pergunta eles fazem, pois estão na fase de descobertas, de curiosidade sobre o mundo dos adultos. A Feira de ciências serve para isso, tira as duvidas deles e eles podem aprofundar mais o assunto.

Essa atividade é realizada com diversos  grupos diferentes, onde  pesquisam sobre profissões. Portanto, cada criança vai sortear um papel com palavra de profissão e eles devem organizar um cantinho de evento de pesquisa com o auxilio do mediador.

 

 - CANTINHO DE PROFISSÕES:
- cabelereiro
- cozinheiro
-artista
- cientista
-policial, entre outras


è importante também levar as crianças para Feiras de Profissões para que elas possam entender melhor as especificidades de cada profissão.



Existem diversos projetos que podem ser trabalhados em Feira de Ciências como por exemplo o plantio de diversas mudas em espaços pequenos que podem ficar na escola em exposição, é uma forma de trabalhar ciências, meio ambiente e preservação.


 
 



 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário