Algumas considerações sobre a importância das feiras de ciências
Adriana Oliveira Bernardes
Mestre em Ensino de Ciências (UERJ)
Feiras de
ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na
comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve – ou
deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos.
Esse
aprendizado dialógico no processo de ensino e aprendizagem é fundamental tanto
para o professor quanto para o aluno. Aprendizado é troca, e o processo é
importante para ambos, na medida em que o professor consegue compreender como
se dão as dificuldades dos estudantes; antevendo tais dificuldades, seu
trabalho pode ser melhorado. É neste momento que o professor deve exercer sua
principal função, de orientador do processo de ensino e aprendizagem do aluno –
e não a de detentor absoluto do saber.
Feiras de
ciências organizadas dentro de escolas de Ensino Fundamental e Médio são
importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas
científicos, atuais ou não, para a comunidade escolar.
Quando o
professor consegue se ver de outra forma, pode realizar trabalhos
diferenciados, que envolvam outros recursos de aprendizagem e que na escola
repercuta em aprendizado para todos os segmentos que a compõem.
Para
isso, é necessário que o professor se entenda como um professor-pesquisador,
que, uma vez na escola, crie, dialogue e depois publique os resultados de seu
trabalho.
Vários
tipos de sondagens podem ser realizadas a partir de trabalhos, como estes:
quais os materiais mais apropriados a serem utilizados em experimentos? Quais
produzem mais conhecimento para o aluno? Como o aluno entende os fenômenos
físicos a partir deles e como realiza os processos para construí-los?
Esse tipo
de trabalho é fundamental em turmas de EJA; realmente não é necessário que esses
cursos se transformem em fábricas de diplomas de Ensino Fundamental e Médio; o
ensino pode realmente fazer diferença para os alunos.
Texto
extraído de:
A feira de ciências é realizada com alunos de todas os anos, tem o objetivo de projetar um evento: “O QUE VOU SER QUANDO CRESCER”. Essa pergunta
eles fazem, pois estão na fase de descobertas, de curiosidade sobre o mundo dos
adultos. A Feira de ciências serve para isso, tira as duvidas deles e eles
podem aprofundar mais o assunto.
Essa atividade é realizada com
diversos grupos diferentes, onde pesquisam sobre profissões. Portanto, cada
criança vai sortear um papel com palavra de profissão e eles devem organizar um
cantinho de evento de pesquisa com o auxilio do mediador.
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CANTINHO DE PROFISSÕES:
- cabelereiro- cozinheiro
-artista
- cientista
-policial, entre outras
è importante também levar as crianças para Feiras de Profissões para que elas possam entender melhor as especificidades de cada profissão.
Existem diversos projetos que podem ser trabalhados em Feira de Ciências como por exemplo o plantio de diversas mudas em espaços pequenos que podem ficar na escola em exposição, é uma forma de trabalhar ciências, meio ambiente e preservação.
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